Jorge Novais - Digital Marketer

O Que É O Email Marketing E Quais Os Seus Benefícios?

Email Marketing

Email marketing é a arte de ganhar dinheiro com a sua lista de emails. É uma das formas de rendimentos, mesmo que você não tenha um blog fixo. Contanto que tenha uma lista de potenciais clientes que o reconheçam como um especialista no seu nicho, eles definitivamente aceitarão ofertas de valor que lhes poderá fornecer.

Assim sendo, se possui um site que atrai algum tráfego, as pessoas visitam-no, absorvem algumas informações e vão-se embora.

No entanto, se você conseguiu capturar os seus emails, pode enviá-los repetidamente oferecendo-lhes informações úteis, ou ofertas nas quais eles possam estar interessados. Desde que, com o seu consentimento, claro.

O Email Marketing Está Rapidamente A Se Tornar Uma Das Formas Mais Populares De Publicidade Na Internet.

Em outras palavras, porque existem muitas vantagens distintas no conceito de email marketing. No entanto, o email marketing também tem algumas desvantagens.

Neste artigo, vamos examinar as vantagens e desvantagens do marketing por email e também vou fornecer algumas informações sobre como planear e executar uma campanha eficaz de email marketing.

O email marketing certamente tem um conjunto de vantagens únicas sobre outros tipos de marketing online e offline. Talvez uma das vantagens mais significativas para enviar marketing por email, seja a capacidade de alcançar um público mundial com um mínimo de esforço.

Muitos Resultados, Poucos Investimentos!

Outra grande vantagem do email marketing, é ser extremamente acessível comparativamente a muitos outros tipos de marketing, que são significativamente mais caros.

Os custos associados ao email marketing são mínimos. Idealmente, você já terá uma lista de destinatários de email interessados nos seus produtos e serviços, para que não haja custo associado à obtenção de uma lista de endereços de email.

Além disso, o custo para enviar emails é mínimo e pode ser considerado parte dos seus custos operacionais regulares. Todos esses fatores já tornam o email marketing extremamente económico.

No entanto, existe algum custo envolvido no email marketing. Principalmente, os custos associados à redação dos anúncios e à criação de gráficos que acompanharão os anúncios de email.

produtor de conteúdoEsse fator exige a contratação de um produtor de conteúdo que elabore a cópia para o anúncio, e um designer para criar e implementar os gráficos.

Outra possibilidade mais económica existe, se você já possui alguns conhecimentos nessa área. Pode sempre poupar algum dinheiro, criando os conteúdos e implementando os gráficos nas suas campanhas de email marketing.

Tenha Muito Cuidado Com O Spam!

A desvantagem mais óbvia do email marketing é a possibilidade real de ter os seus emails vistos como spam. É um problema sério, porque pode ser bastante caro em termos de margem de lucro para o seu negócio.

Todos os dias, os visitantes na Internet são bombardeados com emails não solicitados, servindo como anúncios.

Os emails que contêm linhas de assunto ou conteúdo que parecem ser semelhantes ao spam podem ser transferidos automaticamente para uma pasta de email de spam pelo sistema de email.

Os emails que não são excluídos automaticamente podem ser excluídos sem serem abertos, simplesmente porque o destinatário não reconhece o remetente do email.

Ambos os problemas podem resultar em um tempo essencialmente desperdiçado para o proprietário da empresa, porque os destinatários não visualizam os emails contendo os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Além disso, eles podem resultar em queixas, sendo estas apresentadas contra a empresa por ser um fornecedor de spam.

O dinheiro Está Na Lista!

Agora que você entende as vantagens e desvantagens do email marketing, pode perguntar-me como maximizar as vantagens em usar este sistema. O fator mais importante a considerar é a sua lista de emails.

Deve consistir em clientes que expressaram o desejo de receber emails com informações e anúncios, além de potenciais clientes que também manifestaram interesse em mais informações.

O conteúdo dos emails também deve ser cuidadosamente considerado. Eles certamente devem destacar os produtos e serviços que você oferece, mas devem fazê-lo sem parecer um discurso de vendas.

Um criador de conteúdo com experiência em escrever esse tipo de cópia, deve ser capaz de ajudá-lo a fornecer um conteúdo bem redigido e que também atraia o leitor, para saber mais sobre os seus produtos e serviços.

Finalmente, os seus emails devem fornecer aos leitores uma chamada à ação (Call To Action). Esta deve incitar o leitor a tomar uma ação específica, como fazer uma compra ou pesquisar um produto.

Como Criar Listas De Emails Para Campanhas De Marketing.

Se você planeia executar um plano de marketing para promover o seu negócio, considere seriamente o email marketing como uma etapa no seu plano de marketing.

Muitos empresários evitam o email marketing, porque acreditam que todas as campanhas de email marketing são puramente spam. No entanto, isso não é verdade e não participar desse tipo de marketing pode fazer com que a sua empresa perca muitos negócios.

Ou seja, ao não atrair potenciais clientes, a sua empresa pode perder muitos negócios para concorrentes que usam campanhas de email marketing para alcançar clientes em todo o mundo.

No entanto, o primeiro passo de uma campanha de email marketing, deve ser a criação de uma lista de emails. Este artigo discutirá algumas opções populares, e deve ajudar o leitor a aprender mais sobre o que é aceitável e o que não é quando se trata de email marketing.

Depois de tomar a decisão de começar a usar o email marketing para promover o seu negócio, você provavelmente poderá enfrentar o dilema de configurar uma lista de emails.

Crie Uma Lista De Emails.

Esta é essencialmente uma lista de endereços de email para os quais você enviará os seus materiais publicitários e promocionais. Uma maneira comum de obter uma lista de endereços de email é comprar uma lista de contatos.

No entanto, este método não é muito eficaz e não o recomendo. O problema com a compra de uma lista de emails, é que você não tem como saber se os membros dessa lista teriam algum interesse nos seus produtos ou serviços.

Embora você queira atingir um grande público com o seu email marketing, também deseja que esse público esteja interessado nos seus produtos e serviços.

Quando você compra uma lista de emails, vai enviar as suas mensagens de email para algumas pessoas que podem estar interessadas, mas isso pode ser uma grande coincidência.

Dessa forma, provavelmente os seus emails não serão bem recebidos, porque as mensagens não foram solicitadas. Os internautas são muito rápidos em excluir materiais que acreditam ser spam, sem sequer abrirem ou lerem os emails.

Evite O Spam!

spamNa verdade, alguns provedores de Internet, incluem serviços de filtros de spam, que podem excluir automaticamente os seus emails se as suas mensagens forem consideradas spam.

Esses filtros executam algoritmos complexos no cabeçalho do assunto e no conteúdo da mensagem, para determinar se é ou não spam e são bastante hábeis em eliminar spam.

Portanto, você corre o risco de ver o seu esforço de email marketing se tornar um completo desperdício, se a maioria dos destinatários nunca ler ou receber as suas mensagens.

Uma maneira bem melhor de criar uma lista de emails para a sua campanha de email marketing, é pedir aos clientes atuais e potenciais clientes interessados, que se registem no seu site.

Deste modo,  irão receber informações adicionais e atualizações periódicas sobre os seus produtos e serviços, bem como outras informações que possam ser do interesse deles.

Assim sendo, é criado um banco de dados de endereços de email de clientes atuais, bem como de potenciais clientes, que têm um interesse genuíno nos seus produtos e serviços e que estão interessados em mais informações.

Depois de ter criado uma lista de clientes ou potenciais clientes, você pode enviar emails ou criar newsletters para distribuição aos membros da sua lista.

Esses documentos devem conter uma riqueza de informações valiosas, bem como um argumento não agressivo de vendas, para os seus produtos e serviços.

Esta informação é valorizada pelos seus leitores, e pode ajudar a persuadi-los a experimentar os seus produtos e serviços. Você também pode incluir links úteis para o seu site, bem como para outros sites que possam ser do interesse dos seus leitores.

O seu conteúdo também deve conter uma parte que incite o leitor a realizar uma ação específica, como realizar uma compra, ou pelo menos conhecer melhor um produto.

A Reação Ao Seu Email Marketing

O email marketing é realmente muito mais eficaz do que a maioria das pessoasemail-marketing pensa. Muitos empresários não investem tempo, energia ou dinheiro na organização de uma campanha de email marketing.

Eles acreditam erradamente que o email marketing é visto como spam. No entanto, isso simplesmente não é verdade.

Os proprietários de empresas que descobriram como fazer marketing via email corretamente, desfrutam de muito sucesso com este tipo de marketing. O email marketing pode ser bem-sucedido e fornecerá informações sobre as métricas da sua campanha de email marketing.

É importante que os empresários entendam como planear e executar uma campanha de email marketing com sucesso. Talvez um dos elementos mais importantes do tipo de campanha seja garantir que os seus esforços não sejam vistos pelos destinatários como spam.

Uma boa maneira de evitar o spam, é desenvolver cuidadosamente a sua lista de emails, embora você possa alcançar um enorme público enviando os seus materiais através de email marketing.

Esse método não é nada eficaz quando você não sabe, se os membros dessa lista estarão ou não interessados nos seus produtos ou serviços.

É Importante Notar Que Atingir Um Grande Público, Não É Mais Importante Do Que Atingir Um Público Altamente Segmentado.

Concentrar os seus esforços de marketing por email em milhões de destinatários que não têm um interesse específico nos seus produtos ou serviços, não é tão eficaz como concentrar os seus esforços de email marketing, em apenas centenas de destinatários de email.

Provavelmente, estão muito interessados naquilo que lhes pode oferecer.

Em outras palavras, é muito mais provável que consiga gerar vendas de um pequeno grupo-alvo do que de um grande grupo sem um foco específico.

Agora que sabe um pouco sobre email marketing e como ele pode ser eficaz, você pode se perguntar como pode determinar o quão eficaz é a sua campanha a longo prazo. Ou seja, é importante porque não vale a pena investir muito tempo, energia e dinheiro em uma campanha de email marketing, se os seus esforços não estão a gerar resultados.

Da mesma forma, se a sua campanha for amplamente bem-sucedida, convém considerar a organização de esforços de marketing adicionais para aumentar o seu sucesso. Recomendo a Sendinblue caso você não tenha um serviço de autoresponder.

Interaja Com Os Seus Clientes!

As pesquisas com clientes são uma das maneiras mais fáceis de avaliar a reação à sua campanha de marketing por email. Pedir ao cliente que preencha pesquisas simples quando fizer uma compra, pode fornecer muitas informações, dependendo das perguntas que você fizer.

clientes

Perguntas como onde o cliente conheceu os seus produtos e serviços, podem parecer bastante inócuas, mas essas informações podem realmente ser bastante úteis para o proprietário da empresa.

Saber onde um cliente conheceu os produtos e serviços que você oferece, fornece um excelente feedback para os seus serviços de marketing estão a gerar mais interesse.

Se você receber muitas respostas informando que os clientes souberam dos seus produtos ou serviços por meio de emails, é uma boa indicação de que a sua campanha de email marketing é eficaz.

Analise As Suas Métricas!

Outra maneira muito popular de avaliar a reação aos seus esforços de email marketing, é monitorizar de perto a sua taxa de vendas, bem como o tráfego do seu site, imediatamente após o envio de um novo email para os membros da sua lista.

Desta forma pode ser útil, porque um aumento nas vendas ou no tráfego do site após o envio de um email, é uma forte indicação de que foi bem recebido e incentivou os destinatários a visitar o seu site e realizar compras.

No entanto, há uma ressalva a esse método de avaliação. Pode ser bastante difícil determinar se os emails causam ou não o aumento no tráfego e nas vendas do site, se mais de um método de marketing for feito ao mesmo tempo.

Por exemplo, se você enviar um email ao mesmo tempo que lançar um banner, não poderá determinar qual deles é mais eficaz e está a impulsionar o aumento das vendas e do tráfego.

Estratégias De Email Marketing

O email marketing está a tornar-se extremamente popular, mas isso não significa que todos os empresários saibam como executar uma campanha de email marketing eficaz.

No entanto, aqueles que são bem experientes em email marketing e experimentam o uso eficaz de estratégias populares, provavelmente obterão uma enorme vantagem sobre os seus concorrentes que não possuem essas competências.

ConsultorSe você não possui muitas informações sobre email marketing e não entende completamente os princípios envolvidos, uma das melhores maneiras de desenvolver uma campanha de email marketing realmente eficaz, é contratar um consultor.

Este, tem de possuir um histórico comprovado, na promoção de negócios por email marketing, para ajudá-lo no seu negócio.

Da mesma forma, para o marketing tradicional, como rádio, televisão e media impressos, as estratégias populares em email marketing, mudam constantemente.

Precisa de um profissional para criação e gestão das suas campanhas?

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente já tem o suficiente para lidar com a tentativa de se manter atualizado, sobre as últimas mudanças no email marketing.

Por esse motivo, certamente vale a pena contratar um profissional do setor de email marketing. Por sua vez, esse profissional vai mantê-lo atualizado com as estratégias de email marketing mais eficazes, e projetar uma campanha para o seu negócio.

Deste modo você consegue todo o apoio profissional, para alcançar os seus objetivos relacionados ao seu negócio.

No entanto, selecionar um consultor entre as muitas opções disponíveis, pode ser absolutamente esmagador. Em geral, você deve procurar um consultor que tenha muita experiência, e histórico comprovado.

Ouça as suas perguntas com atenção, explique conceitos de forma simples e priorize o seu projeto.

Outra estratégia popular de email marketing é oferecer um curso online por email, sobre um assunto intimamente relacionado ao seu site ou aos produtos ou serviços que você oferece.

Esses cursos online devem incluir vários segmentos curtos e fornecimento de informações úteis do interesse do seu público-alvo, e também devem ajudar a promover o seu negócio de alguma forma.

A maneira mais simples de promover o seu negócio sem que o seu curso online seja considerado spam, é usar uma abordagem suave de venda. Para que, você incentive os leitores a fazer uma compra ou a visitar o seu site para obter mais informações.

O papel fundamental das newsletters.

Publicar e distribuir newsletters periódicas, é outro exemplo de estratégia denewsletter email marketing que é altamente eficaz. Um folheto informativo eletrónico é muito semelhante a um folheto informativo que é impresso e distribuído por métodos convencionais, como entrega por correio.

A maior parte de uma newsletter, deve conter informação de qualidade na forma de artigos em destaque, artigos curtos contendo dicas úteis ou análises de produtos.

O folheto eletrónico também pode conter elementos gráficos. Esses elementos podem ser simplesmente desenhos gráficos, e que podem conter links.

Os links direcionam o tráfego para o seu site ou para outros sites. Finalmente, as suas newsletters podem conter um tipo de abordagem de vendas sem ser agressiva.

É importante não tornar o discurso de vendas flagrante, pois isso pode resultar na newsletter sendo considerada spam. Por este motivo, a newsletter deve conter uma chamada à ação (CTA), incitando os leitores a fazerem uma compra ou visitarem o seu site para obterem mais informações.

Analise A Eficácia Das Suas Campanhas.

métricas

Independentemente do método de email marketing que você opta por utilizar, uma das estratégias mais importantes é avaliar a eficácia da sua campanha regularmente.

Por outras palavras, é uma medida fundamental, porque os elementos da sua campanha de email marketing que não são eficazes, podem ser eliminados. Da mesma forma, os elementos da sua campanha de marketing que apresentam um alto grau de sucesso, podem ser utilizados com mais frequência.

Por exemplo, se você perceber que há um aumento nas vendas ou no tráfego do site cada vez que você envia uma newsletter, pode valer a pena começar a enviar newsletters com mais frequência. Esse tipo de avaliação e feedback, transforma um sucesso moderado em um grande sucesso

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. View more
Aceitar